Secadores de ar
A umidade está naturalmente presente no ar atmosférico e, durante o processo de compressão, é capturada pelos compressores e conduzida para o sistema de ar comprimido. Parte dessa umidade se condensa em forma de água líquida, enquanto outra permanece em estado gasoso. Esse excesso de umidade compromete a durabilidade e a confiabilidade dos componentes do sistema, podendo causar corrosão em tubulações, desgaste prematuro em válvulas e cilindros pneumáticos, além de reduzir a vida útil de ferramentas e acessórios.
Para evitar esses problemas, o uso de um secador de ar comprimido é essencial. Ele tem a função de remover a umidade do ar, reduzindo o ponto de orvalho, ou seja, a temperatura na qual o vapor de água presente no ar começa a se condensar. Quanto mais baixo for o ponto de orvalho garantido pelo secador, menor a probabilidade de formação de condensado dentro da rede de ar.
Investir em um sistema composto por compressor + secador de arsignifica garantir um fornecimento contínuo de ar limpo e seco. Isso não só previne a corrosão e a contaminação do sistema, como também melhora a eficiência, evita quedas de pressão, reduz custos de manutenção e prolonga a vida útil de todos os equipamentos pneumáticos conectados.